
Um teste liderado por cientistas do Ministério da Defesa do Reino Unido demonstrou que cães robóticos podem usar lasers para detectar e desarmar bombas com sucesso.
+ Estudante completa desafio de basquete chocante e perde prêmio de US$ 10 mil por pequeno erro
+ Centenas de pessoas morrem todos os anos ao tentar registrar a “selfie definitiva”; entenda
O Ministério da Defesa emitiu um comunicado à imprensa para falar sobre os testes, que foram conduzidos pelo Defence Science and Technology Laboratory (Dstl) ao longo de quatro dias.
Os especialistas testaram a capacidade dos cães robôs de usarem sensores para classificar e identificar ameaças remotamente, desarmar bombas e realizar tarefas como abrir portas e subir escadas. Durante os testes, os operadores de desarmamento de bombas forneceram feedback para a próxima fase do investimento da Dstl em tecnologia robótica.
Este trabalho faz parte do Plano de Mudança do governo do Reino Unido, uma colaboração entre a Dstl e parceiros britânicos e internacionais da indústria L3Harris, Marlborough Communications Ltd e AeroVironment (Tomahawk Robotics).
O comunicado também destacou que a tecnologia visa reduzir a necessidade de operadores de desarmamento de bombas serem colocados em perigo. Além disso, eles também querem melhorar a segurança pública geral ao aumentar o ritmo das operações por meio do uso de drones equipados com IA.
“Esta tecnologia avançada demonstra nosso comprometimento em proteger o pessoal militar que mantém nossa nação segura, em casa e no exterior”, disse Maria Eagle, Ministra de Compras e Indústria de Defesa.
“Esses avanços ajudam o governo a entregar nosso Plano para Mudança e garantir que a defesa seja um motor para o crescimento – protegendo nossa segurança nacional enquanto apoia tecnologias em rápida evolução.”
Com o teste considerado um sucesso, a Dstl usará os insights obtidos para continuar desenvolvendo e aprimorando a tecnologia, visando reduzir o risco para aqueles envolvidos em operações de descarte de munições explosivas, mantendo a segurança pública.
Foto e vídeo: Freepik. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.